sexta-feira, 1 de maio de 2009

Richard Feynman

Richard P. Feynman, um dos físicos teóricos mais célebres do mundo, apresenta aqui a teoria da electrodinâmica quântica com a clareza, o rigor e a perfeição que tornaram famosas as suas conferências. Pressupondo que os leitores possuem poucas bases científicas, procura sempre ilustrar as interações da luz com exemplos de fenômenos que todos podemos observar no quotidiano.A obra inicia-se com a reflexão da luz monocromática, mostrando com diagramas de fácil compreensão como os físicos calculam a probabilidade de um fotão ser detectado, explicando também por que razão uma substância oleosa numa poça de água aparece colorida. Diz-nos depois que esta visão dos fotões como partículas de luz contribui para fenômenos tão familiares como a reflexão da luz num espelho, a sua refração ao entrar na água e a sua convergência numa lente. Escreve ainda sobre os electrões e as suas interações e discute as relações que existem entre a electrodinâmica quântica e o resto da física. No fim, apercebemo-nos de como esta teoria nos ajuda a compreender os mais importantes termos da física corrente.
Richard Feynman foi considerado uma lenda viva. Entre os testemunhos dos que melhor o conheceram encontramos com frequência expressões como "o físico teórico mais criativo de sempre", "um verdadeiro génio", "o espírito mais original da sua geração", "um homem com uma vitalidade contagiante e uma influência tremenda em todosa os que os rodeavam".O Melhor de Feynman é uma colectânea de relatos elaborados pelos amigos e colegas de Feynman que acompanharam de perto as suas mais importantes descobertas científicas. Entre estes contam-se os notáveis físicos Freeman Dyson, Hans Bethe, Murray Gell-Mann e David Pines, cujos ensaios nos oferecem retratos de Richard Feynman como estudante universitário, físico teórico, professor e mentor. John Wheeler e Julian Schwinger contam o que levou Feynman a receber o Prémio Nobel da Física; David Goodstein revela a difícil produção das Feynman Lectures on Physics; James Bjorken recorda o desenvolvimento da sua teoria dos partões; David Pines descreve o seu trabalho sobre o hélio líquido, a superfluidez e a supercondutividade. Outros capítulos fornecem ainda pontos de vista mais pessoais sobre o inimitável Feynman e incluem as suas aventuras durante a infância, em Los Alamos, nos laboratórios e nas salas de aula.Realçando a rara inteligência de Richard Feynman e também o seu irresistível encanto, o presente livro constitui leitura obrigatória para todos aqueles - cientistas ou não - que se deixaram seduzir por umas das mais brilhantes figuras deste século.
Richard Feynman viveu aventuras eletrizantes. Aqui, ele relata sua experiência de trocar idéias sobre física atômica com Einstein e Bohr, ou trocar idéias sobre jogos de azar com Nick, o Grego.Quebrando o inquebrável cofre que guarda os mais profundos segredos nucleares, acompanhando um ballet com seu bongô, pintando uma toureira nua e muitas outras coisas incomuns, aqui está a vida de Feynman em toda a sua glória excêntrica, uma mistura de elevada inteligência, curiosidade ilimitada e uma tremenda "cara-de-pau".

Nenhum comentário:

Postar um comentário