sexta-feira, 1 de maio de 2009

Marcel Mauss

Poucos ensinamentos permaneceram tão esotéricos epoucos, ao mesmo tempo, exerceram uma influência tão profunda quanto o de Marcel Mauss. Esse pensamento às vezes opaco por sua densidade mesma, mas inteiramente atravessado de cintilações, esses caminhos tortuosos que pareciam se perder no momento em que o mais inesperado dos itinerários conduzia ao núcleo dos problemas, somente aqueles que conheceram e escutaram o homem podem apreciar plenamente sua fecundidade e fazer o balanço de sua dívida em relação a ele.Este livro traz uma reunião de ensaios tornando este volume um guia inestimável para nos conduzir ao núcleo do pensamento de Marcel Mauss e a oportunidade de entrar no período de constituição da sociologia e da antropologia, quando, ainda irmãs siamesas, começam a se consolidar como disciplinas.Dois dos maiores nomes da sociologia francesa da virada do século XIX para o XX, especialistas na história das religiões, examinam a natureza e a função social do sacrifício nas mais diversas culturas.
Os estudos aqui incluídos constituem um significativo registro dos principais eixos de pesquisa e reflexão desse mestre e constituem referência obrigatória para quem, na Universidade ou fora dela, dedica-se às Ciências Sociais Humanas.
Eles se opõem a trabalhos de seus contemporâneos, que se deixavam levar por explicações históricas simples e comparações incertas, e propõem nova estratégia: estudar fatos tomados de textos sânscritos e da Bíblia, cujos corpos de doutrinas circunscrevem-se a uma época determinada, documentos diretos, escritos na língua e pelos atores dos ritos praticados. Embora as formas do sacrifício sejam muito diversas, todas têm o mesmo núcleo. Desmontar e descrever o mecanismo do ritual, baseado no exemplo o ritual animal védico, é a maneira de atingir e desvendar seu traço de unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário