sexta-feira, 1 de maio de 2009

marc jeannerod

As ciências cognitivas propõem-se naturalizar a mente . Qual é o sentido deste projecto? Os nossos conhecimentos sobre o cérebro permitem-nos realizá-lo? Para responder a estas questões Marc Jeannerod dá exemplos, como a biologia das emoções, a aparição da linguagem ou os mecanismos da comunicação entre indivíduos. Através deles, apresenta a descoberta mais recente das ciências cognitivas: os neurónios-espelho, bem mobilizados tanto para a realização como para a representação da acção. Esta introdução a uma das grandes revoluções científicas do nosso tempo expõe também as suas implicações clínicas, nomeadamente para a compreensão de doenças como a esquizofrenia ou o autismo. MARC JEANNEROD é Professor de Fisiologia na Universidade Claude-Bernard-Lyon-I e director do Instituto das Ciências Cognitivas.
Este é um dos preciosos guias para uma espantosa viagem ao mais íntimo de nós mesmos. Quem nunca sonhou entrar no seu próprio cérebro? Visitá-lo do interior? Descobrir, passo a passo, esse universo misterioso de sinapses e de neurónios, de conexões e de redes? O cérebro orquestra o nosso corpo e os nossos sentidos, a nossa memória e o nosso pensamento, a nossa representação do mundo e a nossa relação com os outros. Da emoção à inteligência, do stress ao prazer, da linguagem à sociedade, conta-nos uma história, a nossa.Mal nasceu, a psicologia logo suscitou uma revolta na filosofia e na biologia. Revolta esta que ainda perdura e as fronteiras das três disciplinas são bastante flutuantes. Para Marc Jeannerod a psicologia nasceu de uma difícil separação da filosofia e da metafísica; entrando no círculo das ciências experimentais arriscou trair o seu principal objectivo: o conhecimento do homem e das suas motivações . Poderá a inteligência ser localizada? Como se desenvolve o pensamento? Estas questões estão no cerne da psicologia e, desde o seu nascimento, que se encontram em debate. O longo e infindável conflito que opõe os defensores da biologia aos da filosofia, entre materialismo e espiritualismo, é o motor essencial do progresso do conhecimento do mental .
A obra de Marc Jeannerod, cuja erudição é impressionante, traça, esclarecidamente, as etapas deste afrontamento . Louis Elgozi, Paris Match Marc Jeannerod apresenta-nos, nesta obra, a história das teorias da mente que adoptam um quadro biológico. Aborda, assim, as questões da localização cerebral, das funções psíquicas, da lobotomia, da associação de ideias, de reflexos e da medida da inteligência. Justifica o seu excelente trabalho recordando a recorrência dos debates em psicologia, entre os argumentos filosóficos e os tirados das ciências naturais [...] A obra representa uma fonte documental, de acrescido valor, sobre a história da psicologia . Dominique Lestel, Sciences Humaines MARC JEANNEROD, membro correspondente da Academia das Ciências, é professor de Fisiologia na Universidade Claude Bernard, em Lyon. Especialista das imagens mentais dirige as unidades de investigação Vision e motricidade do ISERM de Bron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário