sábado, 2 de maio de 2009

isaiah Berlin

Organizado pouco depois da morte de Isaiah Berlin, A Força Das Idéias reúne textos curtos, em sua maioria publicados em jornais e dirigidos ao público não especializado. Assim como em seus livros anteriores, o que une os ensaios e uma reflexão sobre o papel determinante, tanto do ponto de vista político como social, das idéias e dos autores que as formulam. É grande a variedade de assuntos abordada. A finalidade da filosofia, o conceito de liberdade, o Iluminismo, a intelectualidade na Rússia stalinista e os destinos do marxismo, entre diversos outros temas.Em vista da erudição que se nota ainda nos textos sobre Giambattista Vico, Vissarion Belinsky, Alexnder Herzen, G. V. Plekhanov, ou a intelligentsia russa, a simplicidade da escrita de Berlin mostra-se mais do que culto ao didatismo: mostra-se, sobretudo, uma escolha política e um gesto estético, o que faz de seus ensaios um dos pontos mais altos das ciências humanas no século XX.
"Neste estudo tão vívido, Gray enxerga Berlin como o possuidor da ambição intelectual de comunicar uma concepção integral da vida humana. Parte historiador, parte filósofo, parte literato - e ninguém deve subestimar as qualidades do texto dessa prosa extremamente articulada - Berlin, da maneira como Gray o representa, oferece uma visão coerente, frequentemente original e abrangente da vida política e moral, uma unidade que nunca foi propriamente extraída de seus múltiplos e tão variados textos... "
Isaiah Berlin: uma vida é o resultado de dez anos de pesquisas, entrevistas e conversas entre Ignatieff e Berlin. É a reconstrução da trajetória do filho do mercador judeu que se tornou biógrafo de Marx, historiador do pensamento russo do século XIX, mentor do movimento romântico e árduo defensor das liberdades civis. Um dos intelectuais mais representativos de nosso tempo, testemunha e agente dos maiores acontecimentos do século XX, Berlin nasceu em 1909 na Letônia, cresceu na Rússia e finalmente se radicou na Inglaterra. Em seus 88 anos, viveu o bastante para presenciar o nascimento e a derrocada do império soviético, tornar-se secretário da embaixada britânica em Washington durante a Segunda Guerra Mundial, estar ao lado de John Kennedy na crise dos mísseis cubanos e em Moscou nos últimos instantes da guerra fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário