Para o diário Frankfurter Rundschau, por exemplo, "Lévi-Strauss soube, como poucos, construir uma obra que ecoou fora das fronteiras disciplinares de sua área de conhecimento. O que é tão mais surpreendente quando se pensa que ele conseguiu isso sem fazer concessões evidentes às necessidades de leitura do grande público. Seus textos são densos, complexos, e, do ponto de vista da linguagem, estilizados de tal forma que não permitem qualquer tentativa de uma leitura furtiva. Mesmo assim, Lévi-Strauss atingiu com precisão o nervo do tempo. E conseguiu conferir a toda uma época seu carimbo estruturalista". Para outras publicações alemãs, as teorias de Lévi-Strauss são hoje retomadas com fôlego, após o declínio da série de ismos das duas últimas duas décadas. Ismos esses que acabaram fracassando no diagnóstico da contemporaneidade.Para o diário Süddeutsche Zeitung, por exemplo, "as sínteses racionais e cheias de fantasia de Lévi-Strauss entram de novo na moda". Uma "moda" bem-vinda, acredita o jornal, "pois essas sínteses entre fisiologia cerebral, geografia e ciências humanas deram provas de sua perenidade". Hoje, num momento em que as ciências humanas "parecem se voltar de novo para a totalidade – numa Europa vista como problematicamente multicultural, com Estados endividados e prejudicada pela globalização", a vastidão do olhar antropológico, que carrega inegavelmente a herança de Lévi-Strauss, serve de "reserva e potencial para o futuro", conclui o jornal.Já para a escritora Anita Albus, em artigo publicado pelo diário Die Welt, Lévi-Strauss tem que ser lembrado como "a testemunha incorrompível" de nosso tempo, capaz de apontar sempre que necessário para "a atrofia dos sentidos" e para "a expropriação cultural" de nossa civilização. Lembrado como "o último gigante do pensamento francês" (Nouvel Observateur) e "pensador do século" (Magazine Littéraire), Lévi-Strauss tem sua obra reeditada em 2.100 páginas pela renomada Bibliothèque de la Pléiade por ocasião de seu centenário. "No mais tardar com essa publicação, que coloca Lévi-Strauss numa série de autores como Proust, Shakespeare ou Goethe, fica claro qual é o valor dado a sua obra na França", comenta o diário berlinense Der Tagesspiegel.Uma obra que obviamente não escapou nas últimas décadas de incontáveis críticas, lembra o também berlinense taz: "A bricolage, vocábulo francês para trabalhos manuais que combinam diversos materiais, é um dos conceitos centrais na obra de Lévi-Strauss. Muitas de suas teses são hoje controversas. Principalmente no que diz respeito a seu radical relativismo cultural, questiona-se até que ponto uma responsabilidade moral não deveria nos ater a manter uma posição neutra em relação a vários rituais e costumes. Mas não esqueçamos: criticar é fácil, ser um bricoleur, por outro lado, é difícil".Last but not least, o semanário Die Zeit estampa Lévi-Strauss como o autor que com maior lucidez descreveu o poder de destruição da civilização ocidental. Alguém que, além de maior antropólogo e etnólogo do século 20, fez uma "descoberta" de absoluta relevância até os dias de hoje: "Em suas viagens de pesquisa, Lévi-Strauss encontrou uma estirpe que lhe pareceu suscetível e perigosa. Ela destruía a natureza, devastava enormes superfícies de terra, idolatrava amaneiradas divindades falsas, massacrava seus semelhantes e era conhecida por suas terríveis carnificinas. Nesse meio-tempo, essa estirpe exótica derrotou todos as outras e domina o mundo. Seu nome é civilização".sexta-feira, 1 de maio de 2009
Claude Lévi-Strauss
Para o diário Frankfurter Rundschau, por exemplo, "Lévi-Strauss soube, como poucos, construir uma obra que ecoou fora das fronteiras disciplinares de sua área de conhecimento. O que é tão mais surpreendente quando se pensa que ele conseguiu isso sem fazer concessões evidentes às necessidades de leitura do grande público. Seus textos são densos, complexos, e, do ponto de vista da linguagem, estilizados de tal forma que não permitem qualquer tentativa de uma leitura furtiva. Mesmo assim, Lévi-Strauss atingiu com precisão o nervo do tempo. E conseguiu conferir a toda uma época seu carimbo estruturalista". Para outras publicações alemãs, as teorias de Lévi-Strauss são hoje retomadas com fôlego, após o declínio da série de ismos das duas últimas duas décadas. Ismos esses que acabaram fracassando no diagnóstico da contemporaneidade.Para o diário Süddeutsche Zeitung, por exemplo, "as sínteses racionais e cheias de fantasia de Lévi-Strauss entram de novo na moda". Uma "moda" bem-vinda, acredita o jornal, "pois essas sínteses entre fisiologia cerebral, geografia e ciências humanas deram provas de sua perenidade". Hoje, num momento em que as ciências humanas "parecem se voltar de novo para a totalidade – numa Europa vista como problematicamente multicultural, com Estados endividados e prejudicada pela globalização", a vastidão do olhar antropológico, que carrega inegavelmente a herança de Lévi-Strauss, serve de "reserva e potencial para o futuro", conclui o jornal.Já para a escritora Anita Albus, em artigo publicado pelo diário Die Welt, Lévi-Strauss tem que ser lembrado como "a testemunha incorrompível" de nosso tempo, capaz de apontar sempre que necessário para "a atrofia dos sentidos" e para "a expropriação cultural" de nossa civilização. Lembrado como "o último gigante do pensamento francês" (Nouvel Observateur) e "pensador do século" (Magazine Littéraire), Lévi-Strauss tem sua obra reeditada em 2.100 páginas pela renomada Bibliothèque de la Pléiade por ocasião de seu centenário. "No mais tardar com essa publicação, que coloca Lévi-Strauss numa série de autores como Proust, Shakespeare ou Goethe, fica claro qual é o valor dado a sua obra na França", comenta o diário berlinense Der Tagesspiegel.Uma obra que obviamente não escapou nas últimas décadas de incontáveis críticas, lembra o também berlinense taz: "A bricolage, vocábulo francês para trabalhos manuais que combinam diversos materiais, é um dos conceitos centrais na obra de Lévi-Strauss. Muitas de suas teses são hoje controversas. Principalmente no que diz respeito a seu radical relativismo cultural, questiona-se até que ponto uma responsabilidade moral não deveria nos ater a manter uma posição neutra em relação a vários rituais e costumes. Mas não esqueçamos: criticar é fácil, ser um bricoleur, por outro lado, é difícil".Last but not least, o semanário Die Zeit estampa Lévi-Strauss como o autor que com maior lucidez descreveu o poder de destruição da civilização ocidental. Alguém que, além de maior antropólogo e etnólogo do século 20, fez uma "descoberta" de absoluta relevância até os dias de hoje: "Em suas viagens de pesquisa, Lévi-Strauss encontrou uma estirpe que lhe pareceu suscetível e perigosa. Ela destruía a natureza, devastava enormes superfícies de terra, idolatrava amaneiradas divindades falsas, massacrava seus semelhantes e era conhecida por suas terríveis carnificinas. Nesse meio-tempo, essa estirpe exótica derrotou todos as outras e domina o mundo. Seu nome é civilização".
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