sexta-feira, 1 de maio de 2009

André Leroi-Gourhan

Caçadores da Pré-História:Dentro da vasta e preciosa obra de Mircea Eliade acerca da aventura e do significado do mito, este livro ocupa uma posição fundamental. Analisando a estrutura do mito, bem como algumas das suas mais diversificadas manifestações, quer entre os povos primitivos, quer nas civilizações clássicas e nas modernas, o autor produziu um livro que constitui, simultaneamente, uma notável exposição histórica e síntese filosófica.
Religião da Pré-História:Leroi-Gourhan estuda neste ensaio os escassos testemunhos a partir dos quais é possível esclarecer de algum modo o que poderiam ter sido as religiões da pré-história: o culto das ossadas, as práticas fúnebres, os objectos e «ritos e a arte religiosa. Trata-se pois de uma obra extremamente rigorosa onde conscientemente o autor se furta a retirar conclusões que extravazem as possibilidades fornecidas pelos frágeis indícios que o homem pré-histórico nos legou
Gesto e a Palavra I: Técnica e Linguagem.Este é o primeiro volume de um clássico da literatura antropológica. As relações entre o cérebro e a mão, a formação do organismo social e os símbolos da linguagem são alguns dos temas da obra. O Gesto e a Palavra, obra fundamental deste grande nome da antropologia e da Arqueologia contemporâneas, corresponde, no conjunto dos seus dois volumes, a um excepcional esforço de síntese relativamente ao comportamento material do Homem, situando-se o Prof. Leroi-Gourhan numa perspectiva simultaneamente paleontológica e etnológica. Este primeiro volume começa por nos apresentar uma noção da imagem que tem sido dada do homem, desde o chamado período pré-científico até hoje. Segue-se uma parte dedicada ao cérebro e à mão (organização dinâmica dos animais, o vertebrado, do peixe ao homem, os mamíferos quadrúpedes, etc.), outra dedicada aos arcantropos e paleantropos, outra aos neantropos, outra, ainda, dedicada ao organismo social e, finalmente, uma última secção que trata dos símbolos da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário