http://www.courrierinternational.comA que podemos atribuir o sucesso de Courrier international?Alexandre Adler: Três tipos de leitores fizeram o sucesso de Courrier international. O primeiro grupo de leitores é composto de nossos colegas da imprensa nacional, para quem o Courrier foi uma preciosa fonte de informações e análises. Quando o semanário foi lançado, em 1990, a França encontrava-se em plena crise do Koweit. Nessa época, reinava nas redações uma certa desordem por causa da falta de informações sobre as operações militares que estavam sendo preparadas. Para preencher esse vazio de informações concretas, os jornalistas procuravam saber o que pensava da situação esse ou aquele país. Foi em nossas páginas que eles encontraram as análises da tensão crescente feitas pelos jornalistas e intelectuais dos países envolvidos.O segundo tipo de leitores reúne os decepcionados com a imprensa francesa, que a consideram excessivamente voltada para as perspectivas puramente francesas, mesmo quando aborda questões estrangeiras. Estes não tardaram a adotar o Courrier International, que desde os
Como o senhor vê os jornais estrangeiros? Eles são melhores ou piores que os jornais franceses?Cada imprensa tem a sua força e as suas fraquezas. A imprensa francesa é uma das boas imprensas mundiais. Suas forças são seu destaque para a cultura, sua tradição de grandes reportagens e sua cobertura da atualidade estrangeira, que, embora tenha enfraquecido, não é ruim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário