terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Daniel Widlocher

Como sabemos, a depressão sob as suas diferentes formas afecta uma parte crescente das populações nas sociedades industrializadas. Também se sabe que o consumo de medicamentos antidepressivos constitui uma das fatias principais das despesas com a saúde. Isto quer dizer que a maioria das famílias nas nossas sociedades conheceu, conhece ou conhecerá um ou mais casos de pessoas deprimidas. Este livro, ao mesmo tempo que descreve os sintomas da depressão, analisa as suas causas nos planos psicológico, psicanalítico e bioquímico. E, finalmente, faz esta pergunta essencial: será a depressão uma doença ou uma «resposta»?

Um comentário:

  1. Fez-me lembrar uma citação do livro de Tiziano Terzani, "Disse-me um adivinho", em que ele divaga sobre a depressão ser uma resposta positiva. Vou partilhar por a ter achado bonita:

    "Nessas condições era natural que estivesse deprimido, como para todo aquele que ainda faça uma ideia do que a vida poderia ser e não é. A depressão transforma-se num direito quando olhamos à nossa volta e não vemos nada nem ninguém que nos inspire."
    "No entanto, a poesia pode acender no peito um fogo tão forte como o do amor. Um poema, mais do que todos os uísques, mais do que o valium ou o prozac, pode arrebitar, levantar o ânimo, porque eleva o ponto de vista do qual olhamos o mundo."

    ResponderExcluir